segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia 05 de Novembro: Dia da Cultura

MAMULENGOS DE GARRAFAS PET


     A garrafa descartável feita de POLIETILENO TEREFTALATO, mas comumente conhecida como PET, surgiu no século XX para substituir as garrafas de vidro, como uma opção de material mais leve e de menor custo.
     Utilizadas principalmente por indústrias de sucos e refrigerantes, o baixo custo do material fez com que a produção de garrafas PET crescesse exorbitantemente, gerando um volume assustador de lixo nos aterros sanitários, cujo tempo necessário para decomposição varia de 300 a 500 anos.
     Várias iniciativas têm surgido para dar conta deste problema, seja reciclando ou reutilizando o PET para fazer diversos tipos de trabalhos que vai de objetos de decoração a móveis, como também bolsas, sacolas, caixas, brinquedos etc.
     Esse tipo de atividade incentiva a população no reaproveitamento desse material, ajudando na preservação ambiental e gerando fonte de renda para diversos grupos e comunidades. Além disso, criar objetos com material reciclado, seja PET ou outro qualquer, exercita a nossa capacidade criativa, aguçando a imaginação e desenvolvendo nossas habilidades manuais, além da satisfação de sabermos que estamos contribuindo para reduzir a poluição do nosso planeta.
     Assim, o Projeto Reciclarte, que faz parte das oficinas de arte da Biblioteca Escolar Municipal José Lins do Rego, nos meses de julho e agosto, utilizou-se das garrafas PET para uma grande produção de mamulengos.
     Mamulengo, como é conhecido no Brasil além de outras denominações, é um teatro de bonecos centrado no improviso, o que possibilita uma grande absorção de idéias atuais.
Tendo em sua origem raízes religiosas e como fruto da criatividade humana, atravessou gerações e gerações, passando do religioso ao profano numa gradativa transformação, espalhando-se pelas mais diversas regiões do planeta.

   Praticado em todo mundo, assumiu características próprias e espírito dramático diferenciado dependendo da sua localização geográfica, revelando a expressividade  do dia-a-dia do povo de cada região.  Mas apesar das diferenças apresentadas o que o teatro de bonecos guarda em comum é seu caráter popular: "o povo se representando para si mesmo".  Através dos bonecos o povo se identifica com suas alegrias e tristezas, temores e fé. E como outras formas de drama popular, o mamulengo é um teatro do riso.


Texto e fotos por Claudia Brito





































0 comentários:

Postar um comentário